sábado, 1 de dezembro de 2012

Ao mestre, com carinho!


José Carlos Buosi, na década de 70, foi professor de Português no Ginásio Estadual de Vila Munhoz, na Vila Maria, São Paulo. A foto acima, quarenta anos depois. A crônica: "Ao mestre, com carinho" escrevi em homenagem a ele, que tanto marcou a minha vida escolar.




Viajo no túnel do tempo. Estou na década de 70, precisamente no ano de 1972, na capital paulista. Tenho treze anos de idade e curso a antiga terceira série ginasial. Três professores marcaram a minha adolescência estudantil: dois de Português e um de Matemática.
         “Seu” Valter talvez ainda não completara 30 anos, porém, sua cara fechada, seu sorriso irônico e, principalmente, sua estupidez faziam-me acreditar que beirava os 40. Adentrava na sala de aula silencioso e, ao ouvir o burburinho dos alunos, no intervalo de uma disciplina para outra, postava-se ao lado da mesa, erguia o apagador de madeira compacta, com o braço em total elevação, e soltava-o em cima da mesa pesada de madeira. O barulho soava como um tiro e os alunos assustados viam seu olhar aterrador, banhado por um sorriso irônico e tétrico. Essa era a sua forma de cumprimentar seus alunos e exigir silêncio.
         Sua disciplina era a Matemática, que passou a ser a mais odiada de todas as matérias, por boa parte de seus alunos. Se a matéria não era assimilada, pouquíssimos se arriscavam a dizer que não entenderam, pois o professor, na sua didática ignorante, faltava chamar o aluno de burro por isso. E gostava de expor-nos ao ridículo. Chamava ao quadro, para resolver às questões, justamente aqueles que ele sabia que não conseguiriam. E aumentava-lhes a vergonha, exigindo que resolvessem, mesmo quando o aluno dizia que não sabia. E ele insistia, e ordenava-lhes que tentassem, para sorver o gostinho de ver tanto absurdo criado pelo aluno na tentativa desesperada de cumprir as ordens.
         Foi a marca mais atroz que eu trouxe dessa disciplina, muito embora eu não tivesse tanta dificuldade. Mas o que não consegui aprender só foi resolvido anos depois, em outra escola e com uma professora amante da matemática e interessada no aprendizado de seus alunos.
         Da disciplina de Português, guardo valiosíssimas lembranças. Desde a minha alfabetização, aos sete anos de idade, encantei-me com as palavras, primeiramente, com a poesia que, dada a minha facilidade para decorar, declamava-a sempre nas festas cívicas da escola. Vêm, da professora do antigo primário, os primeiros incentivos ao me elogiar pelas diversas leituras em voz alta a que ela me submetia nas aulas. Só no ginásio, aos 12 anos de idade, vim descobrir a mágica das metáforas. E cabe – aos meus dois excelentes professores de Português: José Carlos e senhor Aristeu, amantes da língua portuguesa e, por isso, entusiasmados e inovadores em suas aulas, conseguindo que assimilássemos a matéria de forma lúdica e por meio de outras artes: da música, por exemplo – o meu amor pelas palavras.
         O ano era 1972 e eu estava na terceira série ginasial (oitavo ano, hoje). O professor José Carlos, sempre alegre e sorridente (gostava de empregar o verbo amar em seus exemplos), adentrou na sala com um antigo gravador a pilha. Colocou a fita cassete e a música, “Minha História”, de Chico Buarque, começou a tocar:
         “Ele vinha sem muita conversa, sem muito explicar. E só sei que falava e cheirava, e gostava de mar. Sei que tinha tatuagem no braço e dourado no dente. E minha mãe se entregou a esse homem, perdidamente. .. Esperando parada, pregada na pedra do porto, com seu único e velho vestido cada dia mais curto...”
               Nenhum barulho se fazia na sala. Estávamos extasiados.
            Não dava as respostas. Atiçava a nossa curiosidade, fazendo-nos enveredar pela mágica da poesia:
·    Descobrimos que o homem era um cigano: “... tinha tatuagem no braço e dourado no dente.”;
·        A existência da aliteração: “... esperando parada, pregada na pedra do porto”;
·  A mulher estava grávida: “com seu único e velho vestido cada dia mais curto...”

         Passados exatos quarenta anos, e parafraseando a poetisa mineira, Adélia Prado: “o que o coração guarda a memória não esquece”, afirmo: é inesquecível.
        
         Hoje, quando deito palavras no papel, quer seja em verso ou em prosa, é impossível não recordar daqueles que foram a mola propulsora pela opção do meu caminho às letras, além de serem os primeiros responsáveis pelo conhecimento linguístico que adquiri e levarei para o resto da minha vida.
         Cada conquista de um prêmio literário é dedicada aos mestres da minha vida escolar.
 A eles, o meu carinho e a minha eterna gratidão!

8 comentários:

  1. Fatinha, Gostei demais. Eu senti muita verdade. Que coragem heim! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fátima, também eu tive ótimos professores de português e terríveis e ótimos professores de matemática, que influenciaram, em muito, meu gosto e amor pelos livros, e minha dificuldade e aversão pelos números... realmente, eles nos abriram portas. Pessoas como a professora Núbia Salomon, Delson Gonçalves, Remo Brunelli são inesquecíveis para mim. Um grande abraço e obrigada por me proporcionar esta oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rachel! Em tempos de desvalorização do professor, pelo desrespeito com que, muitas vezes, a classe é tratada, urge que venham à tona esses mestres que tanto contribuíram para a nossa formação não só profissional como, também, humana. Obrigada pela sua disponibilidade e carinho ao comentar.

      Excluir
  3. É muito linda essa crônica, Fátima! Nós que gostamos de ler e escrever, decerto fomos influenciados positivamente por professores assim. Os Verdadeiros Mestres. Um lindo texto de gratidão, saudosismo... Belo reconhecimento, viu?
    Adorei (adoramos!)
    Cris :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, querida amiga que, além de escritora, também exerceu o ofício de ensinar.

    ResponderExcluir
  5. Este texto foi classificada no 2º lugar, Menção Honrosa, do II CONCURSO NACIONAL – ALACE VALORIZA A CULTURA, promovido em novembro de 2012, pela Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE).
    Ver link: 2º lugar Menção Honrosa no IIº Concurso Nacional da ALACE - na categoria Prosa: Fátima Soares Rodrigues, com a Crônica: "AO MESTRE, COM CARINHO"
    O diploma correspondente, bem como o mini currículo da autora classificada, podem ser vistos através do link: Currículo de Fátima Soares Rodrigues - 2º lugar Menção Honrosa, no IIº Concurso Nacional da ALACE, Categoria Prosa (Crônica)
    Um abraço fraternal. Socorro Cavalcanti - Vice-presidente da ALACE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Socorro. Pela releitura, a postagem e o carinho. E recomendo aos amigos escritores a participação no concurso da Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE), que preza pela lisura e o sério compromisso de levar a literatura aos rincões deste País.
      Receba o meu afetuoso abraço, extensivo a todos da ALACE.

      Excluir